António M. F. Araújo é o Director do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Porto e Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto, desde Março de 2014.
Foi o Coordenador da Clínica de Patologia do Pulmão do Instituto Português de Oncologia – Centro do Porto, entre 2006 e 2012, e Director do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – Santa Maria da Feira, entre 2008 e 2014.
É membro do Conselho Nacional para a Oncologia, desde Agosto de 2013, e membro do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde, desde Fevereiro de 2015.
É, ainda, membro da Comissão de Ética da Internacional Asssociation for the Study of Lung Cancer (IASLC), para o período de 2015 – 2019.
Obteve a sua licenciatura em 1987 pela Universidade do Porto e realizou as suas especialidades em Medicina Interna e em Oncologia Médica no Hospital de S. João de Deus, em V. N. Famalicão, Braga, Portugal. Completou o seu doutoramento em Ciências Médicas no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. Em 2011, completou o XIV Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde (XIV PADIS), da AESE.
Os seus principais campos de interesse incluem o desenvolvimento de terapêuticas, a investigação translacional e clínica, e a pesquisa dos mecanismos moleculares de resistência e de progressão tumoral no cancro do pulmão. Está, também, envolvido em pesquisa sobre fármaco-economia e custos do tratamento do cancro.
É o orientador ou o co-supervisor de várias teses para dissertação de mestrado e de doutoramento na Universidade do Porto.
O Prof. Dr. Araújo foi autor ou contribuiu para mais de 60 artigos científicos. É membro da ESMO, ASCO, IASLC, Sociedade Portuguesa de Oncologia e Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Foi membro do Conselho Directivo, entre 2006 e 2012, e é membro do Conselho Científico, desde 2012, do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão. É vice-presidente do Conselho Regional do Norte e membro do Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos, desde 2011. Desde a sua fundação, em 2010, é o Presidente da Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão.