Ontem foi um dia histórico em termos desportivos para Vila Real, para o seu o circuito automobilístico citadino e para o automobilismo português. Este fim de semana assisti a uma organização notável e a um ambiente, com um público, absolutamente extraordinário.
Após 43 anos da última vitória de um português – Carlos Gaspar – numa prova internacional em Vila Real, Tiago Monteiro venceu a etapa mundial do WTCC. Mas as vitórias históricas não ficaram por aqui também o piloto vila-realense, Manuel Pedro Fernandes, filho do consagrado piloto, entretanto falecido, Manuel Fernandes, conquistou o primeiro lugar na corrida da Taça Europeia de Carros de Turismo ( ETCC). Por sua vez, ao nível das competições nacionais, o vila-realense Rafael Lobato venceu o Campeonato Nacional de Velocidade.
Um fim de semana em cheio para o automobilismo português, mas também para os pilotos vila-realenses.
Estou convicto que foram batidos todos os recordes de audiências do ano passado. Confesso que nunca vi tantas pessoas a assistir às corridas em Vila Real.
Mas também foram muitos os VIPs que marcaram presença nas corridas em Vila Real. Uma das presenças mais notadas foi a de Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, um adepto confesso deste tipo corridas de automóveis que chegaram a ter lugar no Porto, durante a sua presidência, mas que terminaram com a chegada de Rui Moreira à liderança da autarquia portuense.
O Circuito de Vila Real é, sem margem para dúvidas, a grande bandeira que afirmou a cidade de Vila Real no panorama nacional e no mundo.
O regresso das corridas apenas foi possível graças ao empenhamento do presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos que, desde a primeira hora, foi um dos principais impulsionadores do regresso das míticas corridas à sua terra, mas também com o contributo de toda uma Cidade que apoiou, desde a primeira hora, esta iniciativa da Autarquia.
Vila Real é uma cidade onde em termos desportivos o futebol rivaliza com os ” carros “.
Parabéns Tiago Monteiro, Parabéns Vila Real, Parabéns Rui Santos!