O comunicado e as várias declarações emitidas a semana passada pela Concelhia do PSD Porto relativas à atribuição do Pelouro da Economia do Município do Porto ao Senhor Vereador Dr. Ricardo Valente (eleito na lista “Porto Forte”) foi “a gota de água que fez transbordar o copo”.
Entendo que o PSD do Porto é muito mais do que o plasmado nesse comunicado!
Por isso decidi apresentar a minha demissão de Conselheiro Estratégico do PSD da Cidade do Porto por entender que as minhas discordâncias estratégicas, bem com as práticas levadas a cabo pela atual Comissão Política Concelhia do PSD Porto, não são compatíveis com a manutenção da minha permanência em qualquer órgão dependente da mesma.
Sou filho de um ex-Vereador do Município do Porto, eleito no seu primeiro de vários mandatos pela CDU, e a quem o antigo e saudoso Presidente da Câmara Municipal, o social-democrata Eng. Paulo Vallada, atribuiu sem preconceitos o Pelouro da Limpeza da Cidade do Porto. É desta forma simples que eu interpreto a democracia representativa local, sem preconceitos, sem facciosismos, sem partidarites, com elevação, ou seja, exclusivamente em prol dos Munícipes e da Cidade que representam.
A incapacidade demonstrada ao longo dos últimos três anos pela Comissão Política do PSD da Cidade do Porto na gestão dos mais importantes dossiers da Cidade é de tal forma flagrante que, atualmente, dois dos três Vereadores eleitos na coligação liderada pelo PSD em 2013, não mantêm qualquer contato com a Concelhia, exercendo os seus mandatos de forma completamente autónoma. Chega a ser confrangedor conhecer esta realidade, sabendo que a primeira prioridade estabelecida pela Concelhia era “ Unir o Partido “.
A segunda prioridade estabelecida em 2013 era a de exercer oposição prioritariamente ao Partido Socialista e aos seus eleitos, numa tentativa fragmentadora do acordo pós-eleitoral celebrado entre o Presidente Dr. Rui Moreira e o Dr. Manuel Pizarro. Mais uma vez falhou, sendo que neste caso “o feitiço virou-se contra o feiticeiro”.
A Cidade do Porto merece muito mais e melhor do PSD!
Há muito tempo que venho apresentando as minhas discordâncias e alternativas em variadíssimas matérias nos canais que me são disponibilizados mas, lamentável e invariavelmente, são retorquidas em tom de quem não sabe sequer ouvir.
O PSD da cidade do Porto merece muito mais e melhor!
A este histórico acresce a popularidade conhecida do atual Presidente do Município sendo fácil de concluir que o PSD da Cidade do Porto tem um enorme desafio pela frente.
Se eu tivesse responsabilidades na Concelhia do Porto já estaria a trabalhar há muito para apresentar aos Portuenses um projeto de EXCELÊNCIA, um projeto inovador, moderno, motivador e agregador, que, no meu entendimento, deveria ser personificado pela candidatura a Presidente da Câmara do Dr. Pedro Duarte, antigo Deputado e Governante e, mais recentemente, Diretor da Campanha do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, de modo a que o PSD seja parte integrante do futuro da nossa Cidade. Comigo também “cabe o Porto todo”!
Quero transmitir hoje aos muitos militantes da Cidade do Porto que me têm contatado no sentido de eu personificar um projeto alternativo no PSD da Cidade do Porto que esta minha decisão é o início de um processo que pretendo coletivo e agregador que culmine no dia em que o PORTO possa voltar a contar verdadeiramente com o PSD.
Hugo Dias