São conhecidas notícias que indiciam a interferência da rede social Facebook nas eleições de vários países.
Recentemente a Comissão Nacional de Eleições acusou a organização de Mark Elliot Zuckerberg de fazer ” tábua rasa da lei portuguesa “. ( https://observador.pt/2019/09/12/comissao-nacional-de-eleicoes-acusa-facebook-de-falta-de-vontade-em-cumprir-lei/ )
Antes das eleições de Outubro passado criei naquela rede social um grupo chamado “GRUPO de PORTUGAL PRECISA”, um grupo de apoiantes da candidatura de Rui Rio a Primeiro Ministro, que conta neste momento com mil membros.
Há cerca de duas semanas, sem nenhuma explicação, a minha conta foi desativada pelo Facebook, desaparecendo da rede todas as minhas publicações.
Depois de várias tentavivas frustradas hoje lá consegui ter uma resposta do suporte do Facebook:
“
Olá Americo, Determinámos que não és elegível para utilizar o Facebook. Para saberes mais sobre as políticas do Facebook, consulta a Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook: https://www.facebook.com/legal/terms/?ref=cr Infelizmente, por motivos de segurança, não podemos fornecer informações adicionais sobre o motivo da desativação da tua conta. Agradecemos a tua compreensão, uma vez que esta decisão é definitiva. Cumprimentos, Harry
Ficou célebre a frase de Jorge Coelho “Quem se mete com o PS leva!”.
Quem está por trás do Facebook Portugal?