Blogue Insónias

A estupidez, terá limites?

Deparei-me com duas pérolas deste governo, uma um completo absurdo e outra completamente desnecessária. Passo a explicar: as sumidades que compõem a maioria negativa optaram por chumbar o projecto-lei conjunto do PSD/CDS-PP que visava a criminalização do abandono de idosos em hospitais ou lares.

Tal escolha demonstra um total desrespeito por cada um de nós pois a menos que uma doença, um acidente ou uma circunstância inaudita nos leve mais cedo, todos nós chegaremos a idosos. É neles que buscamos ternura, conforto, sabedoria e tudo o que mais representam. Uma sociedade que não respeita os seus idosos não é digna desse nome e nesse aspecto, a nipónica é aquela que melhor encara este tema e a todos deveria servir de inspiração.

Por outro lado, deparo-me com o seguinte: “O Governo aprovou ontem a obrigatoriedade de ceder o lugar aos mais velhos, grávidas, deficientes e pessoas com crianças ao colo na fila de supermercado ou nos transportes e outros estabelecimentos públicos, “sendo estabelecido um quadro contraordenacional em caso de incumprimento”, refere a nota do gabinete da Presidência do Conselho de Ministros.”

Em que ficamos? Os idosos são ou não importantes para esta geringonça cada vez mais desgovernada? Como vão ser implementadas as medidas? Que custos terão? E benefícios? São medidas importantes?

Poderia colocar mais uma série de perguntas mas para já não vejo necessidade. Fico chocada com a forma leviana com que as matérias são abordadas e chumbadas ou aprovadas. O fio-de-prumo desta geringonça é claro: desfazer tudo o que foi feito, cumprir indiscriminadamente a agenda de cada um dos intervenientes da maioria negativa sem qualquer ordem ou senso e ora criminalizando ora despenalizando costumes ao bel-prazer de quem tem estas ideias peregrinas desde que o denominador comum seja desfazer tudo o que foi feito na anterior legislatura e chocar a população que está atenta à actuação governativa.

Ao mesmo tempo, tenho acesso à entrevista ao Observador de um conhecido economista, Steen Jakobsen, devo dizer que não são a minha classe favorita dado o tecnicismo de que se revertem as suas análises mas a clareza do que diz e a frontalidade com que analisa o cenário português são dignos de destaque e deve ser incluída neste texto não por estar directamente relacionado com as matérias em causa mas com o estado do país e como tal ser demonstradora do desnorte que grassa na AR neste momento.

 

Luisa Vaz

(A autora não usa o acordo ortográfico)

http://www.jn.pt/nacional/interior/abandono-de-idosos-nao-sera-criminalizado-5207760.html

Gosto(1)Não Gosto(0)
Exit mobile version