No início do “Insónias”, fui convidado pelo meu Amigo Paulo Vieira da Silva para escrever com regularidade no “Insónias”… Só agora começo… Já lá vai algum tempo em que devia ter começado…
Mas escrever no “Insónias” é caso complicado: os assíduos leitores exigentes e a exigência a que me obrigo por fazer parte de um painel de elevada qualidade, faz com que o que aqui escrever tenha que ser bom, de qualidade, com conteúdo e…sobretudo que o Leitor tenha interesse, curiosidade… Enfim, tenha crítica positiva (diria o meu Pai, e bem – “Estás tramado!”)
O Mundo está a sofrer uma extensa mudança de paradigma em matéria de Defesa e Segurança. Por um lado, o pós-11 de Setembro – que obrigou o Mundo a rever os seus padrões de prevenção e combate ao Terrorismo; e por outro lado, o crescente terrorismo motivado pelo radicalismo islâmico promovido pelo ISIS, com imensa conveniência a quem beneficia directamente da instabilidade oferecida. Sobre isto, falarei com alguma calma nos próximos artigos.
Mas o Mundo está também a sofrer uma extensa mudança de paradigma em matéria social, motivada pelos esforços em “re-renascer” para um Mundo tão livre, que tal liberdade atropela a própria liberdade. Escreverei, naturalmente, outros tantos artigos.
Mas, verdadeiramente preocupante é o evoluir da tensão armada às portas da Europa. Hoje passam ao largo de Portugal 10 navios russos com destino à Síria, numa marcação de posição tão firme e de apoio ao regime de Damasco, quanto a NATO estar a olhar para esta questão como um desafio à sua operacionalidade! Putin não olha a meios, e tem força! Já a mostrou, e deixou bem claro que a eminencia de uma 3ª Guerra Mundial poderá estar aí às portas. Não me parece que assim evolua… Mas não estou certo que os próximos tempos sejam sossegados ao nível da estratégia de defesa…
Olho, porém, com maus olhos, a eleição de Guterres para SG da ONU. Não que não seja competente – porque dizem por aí que é – mas porque a tensão entre Paris e Moscovo, a tensão entre a Alemanha e os países sob resgate, a tensão na fronteira com a Rússia, a crise Europeia, a crise do Euro, os escândalos sobre escândalos ligados à Comissão Europeia, e a Ameaça TRUMP obrigam a pensar na insistência da Alemanha, do Presidente da Comissão Europeia, nas movimentações de ultima hora, no encaminhamento de Kristalina Giorgieva para o lugar de Ban-ki Moon. Com efeito, tanta insistência de certeza que assenta em alguma “intelligence”… Aguardamos para ver…
E, com este primeiro texto abro a minha participação no “Insónias”.
Pedro Carvalho Esteves