Blogue Insónias

Bragança Fernandes, um gentleman com convicções profundas e construtor de consensos

ABF

A Política às vezes não passa de política fazendo que, nos seus meandros, os melhores se percam e sejam desperdiçados. Às vezes. Mas nem sempre. Outras vezes reúnem-se condições e conjugam-se vontades para que quem faz a diferença permaneça.

Fiquei a saber que o Eng. Bragança Fernandes, actual Presidente da Câmara Municipal da Maia, vai ser candidato à Comissão Política Distrital do PSD.

Apesar de independente – e muito crítico em relação aquilo em que o PSD se transformou nos últimos anos – considero que esta candidatura é boa não só para o PSD do Distrito do Porto, mas para a Política em geral.

Bragança Fernandes, enquanto autarca, tem uma obra notável, tendo sucedido com sucesso a José Vieira de Carvalho. Com sucesso, porque conduziu a Câmara Municipal da Maia através de políticas baseadas no consenso e transformou-a numa das mais equilibradas autarquias do País em termos económicos e financeiros, num contexto nacional e internacional de crise agudíssima, reforçando as políticas de índole social e mantendo o Município sob a alçada dos melhores índices de Qualidade de Vida.

Bragança Fernandes, enquanto Homem, é um exemplo de rectidão, de espírito de consensualização, de construção de pontes, de inclusão e de educação.

Bragança Fernandes traz ao Distrito do Porto um certo pendor “british” de fazer e de estar na política, que contrasta profundamente com os caceteiros, com os arruaceiros, com os raposões, que costumam povoar as lides da política partidária. É afável, mas convicto, prefere os consensos, mas luta, com lealdade, até ao limite das suas possibilidades, pelas causas em que acredita.

Se Bragança Fernandes vencer as próximas eleições para a Distrital social-democrata do Porto, o PSD volta a ter hipóteses de encostar o PS à parede e disputar, taco-a-taco, todas as Autarquias do Distrito. Por outro lado, o PSD terá na Distrital do Porto, alguém com provas dadas, conhecedor, como poucos, dos problemas que assolam o Distrito, respeitado na Presidência da República, na Assembleia da República, no Governo e na Associação Nacional dos Municípios Portugueses. Com Bragança Fernandes na Distrital do PSD do Porto, o cidadão comum do Distrito, do  litoral ao interior, do norte ao sul, independentemente da filiação partidária, terá alguém próximo, alguém que percebe o Povo e que sabe fazer-se perceber pelo Povo.

Atributos raros, hoje em dia. Parabéns a Bragança Fernandes. Parabéns ao PSD do Distrito do Porto.

Gosto(20)Não Gosto(1)
Exit mobile version